Instituto Brasileiro de Museus

Museu Regional Casa Dos Ottoni

Área Externa

Além da casa, o MRCO possui uma área externa com total de 36.000m², um espaço fundamental que se constitui em mais um ponto de lazer para os visitantes do museu, de forma integrada à exposição.

A Garça de Mestre Valentim Créditos:Circuito Cultural do Diamante/Acervo MRCO/Ibram

Um belo jardim não apenas deixa a casa mais bonita, mas também é um lugar agradável, onde a calmaria nos permite alinhar nossos pensamentos e nos convida ao repouso. O jardim do MRCO é um espaço amplamente utilizado pelos visitantes, os quais, ao fim da visita, ficam livres para apreciar o som da água que corre no local e as várias espécies de plantas cultivadas, brincar, ler um livro, fazer piqueniques ou, apenas, ter um momento de descanso. Exposta no jardim, encontra-se também uma peça de autoria de Mestre Valentim, artista nascido no Serro em 1745: a Garça, criada para compor a Fonte dos Dois Amores[1]. No espaço, são desenvolvidas também várias atividades do MRCO, tais como saraus, exibição de filmes, apresentações e ações educativas.

Junto ao jardim, o bosque do MRCO também compõe a área externa da instituição. Na área, encontram-se várias espécies nativas da flora e da fauna da Mata Atlântica, além de uma nascente cujo curso passa pelo jardim, em direção ao Córrego do Lucas. A visita à trilha proporciona uma experiência voltada para a natureza e para a importância de sua preservação. O passeio possibilita, ainda, a troca de conhecimentos por meio de um processo no qual o visitante tem um papel ativo, de forma a despertar seu interesse sobre o assunto.

Trecho da trilha do bosque do MRCO Créditos:Sylvana Cotrim Lobo/Acervo MRCO/Ibram

Se a área externa do MRCO é fundamental para a instituição, no âmbito interno vale destacar que o seu valor extrapola – e muito! – os muros da unidade. Ao se observar a cidade, percebe-se que o bosque do MRCO é uma das maiores áreas verdes preservadas que estão localizadas no centro urbano, contribuindo para a manutenção das características climáticas e ambientais da região. Além disso, o jardim e o bosque são, juntos, um dos mais importantes pontos de conexão entre o museu e os serranos. Muito rico, o patrimônio natural do Serro é composto principalmente de cachoeiras e parques estaduais, sendo a área externa do MRCO uma das mais relevantes opções de lazer que envolvem o contato com a natureza localizada no núcleo urbano.


[1] A Fonte dos Dois Amores localizava-se no Passeio Público do Rio de Janeiro. Atualmente, as Garças de Mestre Valentim podem ser encontradas no jardim Botânico da mesma cidade.