Instituto Brasileiro de Museus

Museu Regional Casa Dos Ottoni

Rosário em Festa

publicado: 02/07/2020 10h08, última modificação: 02/07/2020 11h34

A Festa do Rosário do Serro constitui um dos maiores eventos da cultura popular de Minas Gerais. O estatuto da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário, que a estabelece, é um dos primeiros registros do gênero no Estado e tem como data o ano de 1728. Trata-se, portanto, de um evento com cerca de 300 anos repletos de história e estórias.
Para o homem negro escravizado, a festa representava a possibilidade de expressar sua cultura trazida da África, daí a presença do reinado com rei e rainha, de juízes e juízas, à semelhança de sua vida naquele continente. Para o homem branco, dono de escravos, ela era um momento de aliviar as dores e o sofrimento da escravidão, permitindo que os escravos manifestassem sua cultura e reinassem por alguns dias. A Abolição foi assinada e o arranjo social se modificou bastante em relação ao período colonial, mas, apesar do tempo, a Festa do Rosário do Serro continua sendo representada em sua essência todos os anos, no primeiro domingo do mês de julho.
Por todas essas razões, o Museu Regional Casa dos Ottoni abre seu espaço digital para mostrar esse tesouro do Patrimônio Imaterial Cultural do município de Serro. Esperamos que o visitante possa, através dessa exposição virtual, sentir essa festa, com todos os seus cantos, batuques, tradições e significados.

Confira!!!