Cidade museal, Serro ostenta na residência da Família Ottoni um primoroso Museu, exemplo e referência para todo o país.
Primeira cidade do país a ter seu conjunto arquitetônico tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1938, Serro tornou-se referência mundial pela descoberta do ouro e diamante em seu território no início do século XVIII e hoje, com a preservação arquitetônica e a manutenção de seus costumes, desfruta de um patrimônio histórico, cultural e natural.
Idealizado no final da década de 1940, o Museu Regional Casa dos Ottoni possui um acervo composto por objetos que remontam ao Brasil Colônia e Império, tais como imagens sacras e peças de mobiliário. Seus objetos contemplam não apenas a história da família Ottoni, mas também as ricas tradições da cidade. A instituição possui ainda uma grande área verde, com conjuntos importantes de espécies animais e vegetais da região.
Por meio de exposições, ações educativas, participação em conselhos do município e da preservação de representações do imaginário de diferentes períodos da nossa história, o Museu procura articular o passado e o presente e constituir-se em um espaço dedicado ao direito à(s) memória(s), ao conhecimento, comprometido com a educação, a construção da cidadania e a inclusão social.
Assim, nós, colaboradores do Museu Regional Casa dos Ottoni, convidamos você a explorar o site e conhecer um pouco mais da instituição.