Entre os dias 21 de maio a 23 de junho o público do Museu Regional Casa dos Ottoni poderá visitar – e se encantar – com a exposição Acender do Barro, de autoria do fotógrafo e vídeo-documentarista Lori Figueiró. A mostra conta com imagens que retratam o trabalho e revelam, com delicadeza, o cotidiano e a essência de Valdete Gomes Fernandes Silva, artesã que encontrou na cerâmica “sua arte, seu púlpito, seu sustento, seu descanso e seu acalanto”.
Lori Figueiró é fotógrafo autodidata e membro fundador do Centro de Cultura Memorial do Vale. Dentre os trabalhos realizados, estão as mostras fotográficas: “Dona Helena e seus saberes”, “Vale: vida”, “D. Zefa, A Sacralização do Cotidiano”, “Faces do Serro”, “Memórias da Cultura Jequitinhonha” e “Sementes da terra maturada”. Em 2014 publicou o livro, “Reflexos ao calor do Vale”, em 2016, os livros “Cotidianos no Sagrado do Vale” e “O espelho das lembranças: memórias do Vale”, em 2017, “Sementes da terra maturada”. “Acender do barro”, “Salve Maria! Os tambores do Rosário” e “Afloramentos”, em 2018.
A mostra estará aberta à visitação de terça-feira a sábado, de 10:00 às 18:00, e aos domingos e feriados, de 8:00 às 12:00.