Atualmente, o acervo do Museu Regional Casa dos Ottoni compreende o total de 500 objetos inventariados de procedência, materiais, técnicas e identificação bastante diversas entre si. São imagens sacras de roca, mobiliário, utensílios de cozinha, equipamento para extração de minério, pinturas, coleção numismática e documentação pertencente à família Ottoni, além de objetos culturalmente representativos de costumes do estado de Minas Gerais e da manufatura do queijo artesanal que é a tônica da região do Serro, na qual o Museu está edificado.
O acervo foi formado por uma coleção pré-existente, pois o edifício passou a abrigar parte do acervo da Igreja da Purificação, demolida nos anos 1920. Na documentação catalográfica, consta também a aquisição do acervo por meio de compra e doação, tanto de mobiliário, quanto de objetos pessoais, com destaque para objetos doados pelos descendentes da família Ottoni. Encontram-se ainda, junto à documentação existente nos arquivos do MRCO, notas de compra datadas do ano de 1984. Na ocasião, a maior parte dos objetos foi adquirida em função do projeto de revitalização e permite reproduzir o ambiente de uma moradia do século XIX.
É importante ressaltar que o acervo é composto por objetos de algumas igrejas da região, as quais se encontram sob a responsabilidade do MRCO. Trata-se, na sua maioria, de imaginária e objetos de culto do século XVIII, pertencentes à Igreja de Santa Rita, à Igreja Bom Jesus do Matosinhos e à Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição.
Acesse o Tainacan e venha descobrir, em detalhes, a riqueza desse acervo museológico.
Nossa Senhora da Conceição Créditos:Circuito Cultural do Diamante/Acervo MRCO/Ibram Fragmento de Santo de Roca (cabeça) – São Benedito Créditos:Circuito Cultural do Diamante/Acervo MRCO/ Ibram Fragmento de Santo de Roca (cabeça) – São Francisco de Assis Créditos:Circuito Cultural do Diamante/Acervo MRCO/ Ibram Santo de Roca – Rainha dos Anjos Créditos:Circuito Cultural do Diamante/Acervo MRCO/ Ibram Busto de Teófilo Benedicto Ottoni Créditos:Circuito Cultural do Diamante/Acervo MRCO/ Ibram Leque pertencente a Rosália de Souza Maia Créditos:Sylvana Cotrim Lobo/Acervo MRCO/Ibram Bateia e forma de queijo Créditos:Sylvana Cotrim Lobo/Acervo MRCO/Ibram