Instituto Brasileiro de Museus

Museu Regional Casa Dos Ottoni

Museu Regional Casa dos Ottoni reabre “Área Externa” para visitação

publicado: 13/07/2021 10h05, última modificação: 18/10/2021 10h21

O Museu Regional Casa dos Ottoni, localizado na cidade de Serro, interior de Minas Gerias, reabre a “Área Externa: Jardim e Bosque” à visitação do público a partir desta terça feira 13/07.

Fechado desde 20 de março de 2020, o Museu Regional Casa dos Ottoni suspendeu toda sua programação presencial por causa do agravamento da Covid-19 em todo o estado.

Para a reabertura, o Museu Regional Casa dos Ottoni definiu os protocolos de segurança contra a Covid-19.

A visitação ocorre de terça-feira a sexta-feira, de 10h00 às 17h00, com limitação da capacidade de pessoas, aferição de temperatura, uso de máscara e álcool em gel.

Área Externa: Jardim e Bosque

Além da casa, o MRCO possui uma área externa com total de 36.000m², um espaço fundamental que se constitui em mais um ponto de lazer para os visitantes do museu.

Um belo jardim não apenas deixa a casa mais bonita, mas também é um lugar agradável, onde a calmaria nos permite alinhar nossos pensamentos e nos convida ao repouso. O jardim do MRCO é um espaço amplamente utilizado pelos visitantes, que ficam livres para apreciar o som da água que corre no local e as várias espécies de plantas cultivadas, brincar, ler livros, fazer piqueniques ou, apenas, ter um momento de descanso.

Exposta no jardim, encontra-se também uma peça de autoria de Mestre Valentim, artista nascido no Serro em 1745: a Garça, criada para compor a Fonte dos Dois Amores.

Junto ao jardim, o bosque do MRCO também compõe a área externa da instituição. Na área, encontram-se várias espécies nativas da flora e da fauna da Mata Atlântica, além de uma nascente cujo curso passa pelo jardim, em direção ao Córrego do Lucas. A visita à trilha proporciona uma experiência voltada para a natureza e a importância de sua preservação. O passeio possibilita, ainda, a troca de conhecimentos por meio de um processo no qual o visitante tem um papel ativo, de forma a despertar seu interesse sobre o assunto.

Se a área externa do MRCO é fundamental para a instituição, no âmbito interno, vale destacar que o seu valor extrapola – e muito! – os muros da unidade. Ao se observar a cidade, percebe-se que o bosque do MRCO é uma das maiores áreas verdes preservadas localizadas na sede do município, contribuindo para a manutenção das características climáticas e ambientais da região. Além disso, o jardim e bosque são, juntos, um dos mais importantes pontos de conexão entre museu e os serranos. Muito rico, o patrimônio natural do Serro é composto principalmente de cachoeiras e parques estaduais, sendo a área externa do MRCO uma das mais relevantes opções de lazer que envolvem o contato com a natureza localizadas no núcleo urbano.

INSTRUÇÕES PARA VISITAÇÃO

– A visitação acontece de terça a sexta-feira, das 10h00 às 17h00, com o limite máximo de 40 pessoas em simultâneo.

– Para realizar a visitação, é aconselhável o agendamento por meio do telefone (38) 35411440.

– Não haverá cobrança de ingresso.

– Ao entrar no espaço, é necessário passar por uma barreira sanitária com aferição de temperatura. O uso de máscara cobrindo nariz e boca é obrigatório. Além disso, álcool em gel estão espalhados por diversos pontos.

– O guarda volume não está disponível.