Instituto Brasileiro de Museus

Museu Regional Casa Dos Ottoni

Você já ouviu falar em Auguste de Saint-Hilaire?

publicado: 28/06/2019 18h27, última modificação: 15/05/2020 13h25

Ele foi um naturalista francês que realizou pesquisas no Brasil no início do século XIX. Dentre os vários locais por onde ele passou, estão as cidades de Serro, Dimantina e Conceição do Mato Dentro, que integram a região da Serra do Espinhaço.

Recentemente, está sendo desenvolvido o projeto “Caminho de Saint-Hilaire”, um corredor cultural, histórico, gastronômico, ambiental e medicinal que interliga esses municípios brasileiros e Orléans, cidade natal do pesquisador. Dentro dessa iniciativa, serão criados o Instituto Auguste de Saint-Hilaire e o Parque Arqueológico e Natural Auguste de Saint-Hilaire.

A exposição “Chica da Silva recebe Joana d’Arc: memórias que se cruzam no Caminho de Saint-Hilaire” também faz parte da proposta e une duas importantes figuras históricas femininas: Chica da Silva, que dispensa apresentações, e Joana d’Arc, que libertou a cidade de Orléans do poderio dos ingleses durante a Guerra dos Cem Anos. Conheça um pouco mais sobre a mostra no vídeo de apresentação no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=Of3gnZFAYHs&feature=youtu.be.

Ficou curioso? Visite o Museu Regional Casa dos Ottoni entre os dias 2 de julho a 25 de agosto e descubra os detalhes dessas histórias que se mesclam nessa intrigante exposição!

Horários de visitação: terça-feira a sábado, de 10:00 às 18:00 | domingos e feriados, de 8:00 às 12:00.